24 de abril de 2024
DestaquesNotícias

Charrete elétrica é testada em Petrópolis, RJ, como alternativa para substituir antigas ‘vitórias’

Uma charrete elétrica chamou a atenção de quem passava pelo Centro Histórico de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na manhã desta quarta-feira (25).

O ponto de partida do veículo foi em frente ao Museu Imperial. Depois, ele percorreu os principais pontos turísticos da cidade.

O veículo está sendo testado pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e é uma das opções para substituir as antigas “vitórias”, que usavam tração animal, e foram proibidas de circular no município após a realização de um plebiscito no ano passado.

Na ocasião, mais de 117 mil pessoas votaram contra a continuidade do serviço em Petrópolis.

A decisão passou a valer em março deste ano e, desde então, tem sido alvo de uma série de discussões, uma vez que os antigos charreteiros perderam a principal fonte de renda.

Charretes elétricas estão sendo testadas para substituir as antigas vitórias em Petrópolis, no RJ — Foto: CPTrans / Divulgação
Charretes elétricas estão sendo testadas para substituir as antigas vitórias em Petrópolis, no RJ — Foto: CPTrans / Divulgação
Em fase de testes

O órgão informou que, além da charrete elétrica que circulou nesta quarta na cidade, serão feitos diversos testes com outros tipos de veículo, como bike tour, tuc-tuc, jeep e veículos vintages.

Doze empresas já participaram de um chamamento público feito pela prefeitura na última semana para apresentar suas ideias.

Os protótipos, segundo a CPTrans, serão apresentados por um período de 15 dias. Neste período, serão verificadas a viabilidade do veículo de prestar o serviço.

Os testes vão avaliar a segurança viária do transporte, aspectos de circulação e conduta, além de resistência mecânica, adequação ao pavimento e inclinação, de acordo com o órgão.

Com base nos resultados, a CPTrans vai criar relatórios para serem avaliados pelo prefeito.

Só depois desses testes é que será definida a empresa que vai ser responsável pelo projeto de substituição das antigas vitórias.

Situação dos antigos charreteiros

Na terça-feira (24), uma reunião foi realizada entre as empresas responsáveis pelos novos veículos, os antigos charreteiros e a Prefeitura.

De acordo com o município, assim que for escolhido o meio de transporte que realmente irá substituir as antigas vitórias, será feito um procedimento de manifestação de interesse, onde o principal objetivo será envolver os 13 charreteiros que atuavam no setor.

Polêmica antiga
Vitórias foram proibidas de circular na cidade após decisão em plebiscito — Foto: Aline Rickly / G1
Vitórias foram proibidas de circular na cidade após decisão em plebiscito — Foto: Aline Rickly / G1

A utilização de animais nas charretes foi alvo de diversas polêmicas na cidade ao longo dos últimos anos.

Em setembro de 2017 durante um temporal, dois cavalos que eram usados nos veículos se soltaram e correram em meio aos carros.

Já em maio de 2016, um cavalo que trabalhava em uma das vitórias caiu e quase morreu enforcado. Na época, foi necessário cortar a corda para que o animal sobrevivesse e o charreteiro responsável teve a licença cassada pela prefeitura.

E em 2013, um cavalo passou mal, caiu e precisou ser socorrido perto da Praça da Liberdade.

O animal apresentava sinais de fraqueza e levou mais de três horas para ser removido do local. O responsável também teve a licença cassada pelo município.

Por Vitor Mattos*, G1 — Petrópolis (estagiário sob a supervisão de Aline Rickly)

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *